Uma das melhores ferramentas mais importantes do marketing digital é o e-mail. Já nos referimos a ela neste texto:

E-Mail Marketing: Autoresponder e Broadcast

Mas algo ficou por responder: como gerar campanhas de e-mail marketing em autoresponder? Este artigo vai responder a esta pergunta.

Existem basicamente 5 passos importantes para consolidar a venda de qualquer produto. Esta série de e-mails deve corresponder a cada produto individual que é criado. Imaginemos, por exemplo, que o nosso produto é como perder peso e que desenvolvemos 5 produtos. Cada produto deve ter uma série de e-mails que alimenta o interesse e potencialmente consolida uma venda.

Este é o segredo: criar uma máquina de vendas que tente identificar em cada potencial cliente o que ele ou ela deseja. O e-mail serve para apresentar propostas que tentam cativar esses interesses particulares.

Email 1- O primeiro e-mail será o envio da oferta gratuita que foi sugerida.

E-mail 2- Contar a história pessoal. Requer construir uma narrativa de heroi e dar a entender que nós atravessamos também o período de dor e sentimos a dor do potencial cliente. Mas que conseguimos ultrapassar essa dor e hoje em dia somos bem sucedidos…

E-mail 3- Estabelecer um inimigo comum. Criar um sentimento de pertença com o destinatário através da criação de um inimigo comum irá criar um outro nível de contacto e de bonding.

Emails 4,5 e 6 – Enviar conteúdo de qualidade sobre o assunto. O importante aqui é identificar problemas claros sobre o produto que temos à disposição e desenvolver textos com soluções. Enviar conteúdo de qualidade irá criar um sentimento por parte do receptor de que está perante uma autoridade no assunto. No final do texto é importante que haja um call to action para o produto em concreto.

E-mail 7- Enviar um e-mail só com a venda e os resultados atingido/casos de estudo

E;mail 8 – Testemunhos: trazer a prova de sucesso da oferta através da voz de outras pessoas é crucial para consolidar uma venda. É por isso que uma das fases mais importantes de consolidação deste processo é angariar e enviar provas e testemunhos de terceiros.

Conclusão

Para conquistar um cliente através de e-mail temos de criar laços de afetividade e confiança com o cliente, fazê-lo ver que somos conhecedores da área em questão, que o nosso produto dá resultado e ter provas e casos de estudo para mostrar esses resultados e pedir para outras pessoas darem testemunhos.

Este processo deve ser repetido para todos os produtos que estamos a vender (mas no segundo produto devemos começar apenas no e-mail 3)