No início do século XXI a internet parecia representar o novo mundo da prosperidade. Mentes gananciosas e todas outras menos ou mais saudáveis, voltaram-se para este espaço à procura de um novo el dorado.

O aparecimento e consolidação das primeiras plataformas que permitiam ao consumidor fazer pagamentos online lançou as bases para um exponente mercado de especulação à volta dos novos projetos de empreendedorismo digitais. Wall Street e a alta finança participou no movimento – e a bolha da especulação acabaria por rebentar em 1999 e 2000.

Mas o que resultou deste primeiro movimento de especulação foi uma preocupação mais madura por parte de todos os participantes: depois do primeiro movimento de irracionalidade, como pode o empreendedor digital fazer dinheiro? Como pode um empresário investir numa equipa de marketing digital e verificar que o seu investimento está a ter resultado?

Uma das primeiras consequências desta reflexão mais madura foi a disputa entre duas escolas de marketing digital já aqui tratadas:

2 Metodologias de Marketing Digital: A Busca pela Geracão de Resultados

Mas para além de poder ser aceite a ideia de que estratégias de SEO e comunicionais serem compatíveis, uma mais elaborada resposta a estas duas propostas pode ser trabalhada.

 

Tipos de Websites e a Contingência da Estratégia em Marketing Digital

 

O grande problema da escola John Reese e da escola Ryan Deiss é que as soluções propostas não conseguem ser universalizadas. Por outras palavras, as estratégias apresentadas são apresentadas como sendo universais mas são soluções e estratégias que devem ser contextualizadas com um tipo específico de presença online.

A resposta à pergunta: como pode um empreendedor fazer dinheiro na internet ou como deve um empresário investir em marketing digital? é por isso mesmo contingente com o tipo de website e tipo de serviço ou produto em questão.

Sites representativos, por exemplo, podem ser consolidados com estratégias de marketing digital que nada têm haver com sites comunicacionais ou lojas online. O empresário não necessita de uma estratégia consolidada de conteúdos se o seu desejo é rentabilizar um site informativo nem tão pouco se o seu único propósito é vender produtos online.

A síntese Reese-Deiss (ou seja a estratégia SEO mais conteúdos) terá resultados num site comunicacional. Será de difícil implementação e desnecessária se o website for uma loja online ou um website representativo.

 

Concluindo

 

Não há por isso uma resposta universal à questão como fazer dinheiro na internet? A resposta depende do produto, do serviço e do tipo de presença na internet. Avaliar, contextualizar a situação e dar a melhor solução para que o empresário rentabilize o seu investimento é o grande desafio de uma empresa de marketing digital.