É interessante pensar até que ponto um blog pode ser útil para uma estratégia de marketing digital. Desde logo porque desenvolver conteúdo para o blogue demora tempo. Mas também porque ter um blog para muitos negócios é visto como algo supérfluo. Aqui ficam três razões principais porque um blogue deve ser importante.

Atrair Tráfego

Um blogue tem um papel central numa estratégia bem desenvolvida de SEO. Quando desenvolvemos um qualquer texto na nossa mente deve estar a optimização para o motor de busca. Possuir um blog c permite, deste modo, a solidificação de uma estratégia outbound de SEO. Ter textos informativos e sólidos aprimorados com palavras-chave importantes, irá permitir que a sua empresa conquiste um lugar de destaque no Google.

Quando um usuário faz uma procura por um determinado produto, torna-se deste modo importante ao seu negócio conquistar a sua atenção.

Angariar Leads

Um blog é útil por uma segunda razão. Uma das componentes fundamentais de qualquer estratégia eficaz de marketing digital passa por ter uma estrutura de website que galvanize a geração de leads. Mais do que uma enfâse num design muito aprumado ou na última ferramente de desenvolvimento que optimize a velocidade de processamento de informação, se o objetivo do site é a angariação de clientes, então ele terá de ser feito com o esse propósito.

Um blog lidera esse processo de uma outra maneira. Durante o processo de escrita deve existir uma preocupação em angariar um potencial cliente. Isto pode ser feito através das chamadas para acção. Um texto competente com uma chamada para uma acção faz do blog uma arma importante para potencialmente converter clientes.

Fidelizar

Existe ainda uma última dimensão em que um blog é útil numa estratégia de marketing digital. Tem a ver com a geração de um processo de fidelização por parte do usuário.

Desenvolver conteúdo de qualidade é razão suficiente para que o site sirva de íman para pessoas interessadas num determinado produto ou serviço. Aliás, tradicionalmente um blog foi criado precisamente por esta razão – pelo poder de fidelização que trás. Essa fidelização recorrente permite construir nesse espaço um lugar de publicidade online.