Construir uma marca é um elemento fundamental de qualquer projeto de marketing digital. Uma marca é, acima de tudo, uma experiência e todo o conjunto de experiências que advêm dessa experiência. Tem múltiplos sentidos que só poderão ser compreendidos quando agregados como um todo. Aqui ficam 3 etapas para dar sentido a essas experiências.

Marca: Sentimento e Ressonância

O propósito fundamental da marca é um só: saber aquilo que nós somos, qual o nosso aspiracional. A marca, neste sentido, é a promessa, a ambição que se deseja transmitir, o compromisso, aquilo que nos leva a construir o projeto.

O que resulta desta projeção aspiracional é que uma marca representa o sentimento que consumidores têm por uma organização. Se as pessoas acreditam que partilham valores com a marca, isso fará com que regressem a esta para consolidar a relação.

O objetivo é que a mensagem tenha ressonância com grupos específicos de pessoas.

Uma marca, no fundo, é todo o conjunto de valores e sentimentos que são gerados à sua volta. O que resulta deste jogo entre ver a marca como um sentimento pessoal e o conjunto dos valores que esse sentimento pessoal gera são predisposições múltiplas para com a marca.

O segredo para se construir uma marca sólida é sobrepor o sentimento pessoal que se quer ter sobre a ressonância. O sentimento pessoal é o modo original e positivo de ver a marca. Deve ser realçado e construído sobre tudo o resto. A ressonância contém em si valores positivos – mas também negativos. Cabe então ao esforço de branding a capacidade de sobrepor a ideia original positiva sobre todas as outras.

E aqui são importantes os elementos de construção.

Elementos de Construção

Foco Organizacional. É o foco principal que leva ao agir de organizações. Todos os sócios ou trabalhadores devem estar cientes de que o objetivo da construção da empresa ou projeto serve o propósito fundador.

Consistência. Para além de foco organizacional deve existir consistência: a mensagem a transmitir deve ser coerentemente trabalhada por todos os canais de distribuição. A mensagem tem que ser sempre a mesma.

Manter uma estratégia de conteúdos coerente ao longo do tempo é relevante para construir esta consistência. Com o tempo, a permanência de uma mensagem coerente irá construir maiores audiências e consolidar a marca.

Método de Difusão

Existem múltiplos métodos de difusão de uma marca. Um website deve ser um elemento fundamental deste processo de difusão e deve refletir estrategicamente quer com mensagens quer com o design uma visão sentimental do que a marca representa. Um outro elemento fundamental

Logotipo. Um logotipo é uma representação gráfica da marca. É a peça essencial para se construir uma identidade visual e é por ele que passa a construção de toda a identidade corporativa.

Mas um logotipo nada mais é do que uma representação visual. Nele deve estar refletido o aspiracional original da marca. O sentimento que nos levou a construir o projeto.

O Resumo Mais Curto da História

Marca: construir uma mensagem aspiracional sobre um negócio e alinhar o consumidor com essa visão.