Uma das questões mais relevantes para um gestor é a de perceber se a internet é um espaço para a promoção do seu negócio. Dar resposta a esta questão permitirá ver ou não a internet como um espaço onde oportunidades são criadas e negócios consolidados.

O seu Negócio na Era Digital: Será que Preciso de uma Estratégia Digital?

Saber se valerá a pena investir num espaço na internet faz parte das preocupações de qualquer gestor no momento em que lança a sua empresa. Claro está que esse investimento depende da própria natureza do negócio. A maior parte das vezes há oportunidades online que não devem ser desperdiçadas. E assim há duas perguntas importantes que o empresário deve fazer quando quer investir na promoção da sua empresa na era digital.

Serpexels-photo-51171-largeá que os meus clientes procuram o meu produto ou serviço na internet? Se os seus clientes necessitam ter acesso ao seu produto ou serviço e o podem fazer potencialmente através da internet, então deverá pensar seriamente em ter algum tipo de envolvimento com este espaço. Não ter uma estratégia de presença online significa não dispor de capacidade de dar resposta à procura crescente de produtos e serviços que se faz por este meio. Cada vez mais à um comportamento por parte do consumidor que o leva a utilizar a internet como um meio frequente para aceder a informação. Não dispor de um espaço online faz com que perca visibilidade, procura e consequentemente negócio. De lembrar também que cada vez mais o comportamento do consumidor moderno se consolida através da internet.

Será que os meus produtos ou serviços se adequam à internet? A segunda questão
que deve colocar é a tentar perceber se os seus serviços podem ser adequados à internet. Ter respondido que sim à primeira pergunta facilita esta. Mas ele deve ser igualmente colocada. Há produtos e serviços que se adequam mais à internet do que outros. Mas isso não impede que a presença na internet não se faça. O ponto de partida é que o consumidor desloca-se a este espaço para procurar, avaliar e comparar. A internet torna-se assim um local onde qualquer um pode ter acesso gratuito a um conjunto de informações relevantes. Perder visibilidade neste espaço torna-se um erro estratégia para a empresa.

Desenvolver uma Estratégia

Depois de ter respondido afirmativamente à primeira parte da questão, o empresário pode então começar a elaborar a sua estratégia de posicionamento na internet. E aqui torna-se importante desenvolver a recolha de dados sobre um conjunto de elementos importantes que vao contribuir para o desenvolvimento de uma estratégia.

O Seu Negócio. O primeiro passo desta procura é uma análise do próprio negócio. Será que o negócio está preparado para abraçar a nova estratégia? Será que os produtos ou serviços estão preparados para a promoção online? Será que o empresário tem a infraestrutura necessária para começar a desenvolver este seu novo posicionamento? Que tipo de aconselhamento precisa? Como aEstratégia Internetcomodar na sua estrutura organizativa esta sua aposta? Estas são algumas das questões que devem ser colocadas quando se começa a desenvolver uma estratégia de posicionamento online. Poderão ser um pouco complicadas mas resume-se a um aspeto: como pensar a empresa e os seus recursos organizativos na nova estratégia de promoção.

Conhecer a Competição. Em seguida deverá ser desenvolvida uma análise da competição no espaço online. Que concorrentes existem na internet no mesmo mercado? O que estão eles a fazer bem, o que estão eles a fazer mal, e o que será que eles não estão a fazer de todo – e qual o seu elemento diferenciador? O que é importante para o empresário reter nesta fase é que ao entrar no mundo digital está a competir com outro tipo de empresas que podem ter uma a brangência bem maior do que um negócio local. A estratégia, claro está, é desenvolver estratégias de diferenciação que permitam ao cliente local escolher o seu negócio sobre um outro.

Conhecer o Cliente. O terceiro aspeto importante a entender por parte do empresário é o seu comportamento do seu cliente e público-alvo. Quem são eles e o que querem de si? Será que esse público-alvo vai mudar na estratégia digital ou permanecerá semelhante? Por exemplo, uma pequena padaria que passa a disponibilizar os seus produtos online transforma o seu cliente habitual do bairro onde vende para a cidade inteira. Um negócio que se implantou baseado no boca-a-boca local com fortes laços de afeto, transformou-se de repente. O cliente deixou de ser de um tipo e passou a ser de outro. Estas mudanças devem ser ponderadas.

Qual o Objetivo? Saber o que se pretende alcançar com a mudança do negócio para o mundo virtual é um dos elementos mais importantes no desenvolvimento de uma estratégia de implementação. Porque razão quer a empresa implantar-se neste novo espaço? Será que o que deseja é vender mais? Construir mais leads e pedidos de orçamento? Quer fazer crescer a sua presença de marca e construir uma imagem que potenciará vendas mais tarde? Todos estes três objetivos são importantes de reter e vão contribuir para consolidar uma consistente estratégia de presença online.

Avaliar Resultados. A última parte do projeto é a de ter a consciência de que uma avaliação do processo deve ser conduzida. O acompanhamento da performance do objetivo definido deve ser considerado prioritário na abordagem que o empresário deve ter do seu investimento. Como está esse investimento a corresponder às expectativas? Quais os canais que geram mais tráfego? Que mudanças devem ser feitas em elementos estratégicos para melhores resultados? A capacidade de analisar, comparar e modificar uma estratégia deve ser um elemento importante de uma visão integrada de presença online.

O desenvolvimento de uma estratégia de presença online obriga o empresário a olhar o mercado em que quer participar com um olho crítico. Obriga-o a pensar sobre os componente principais do seu negócio e como eles podem ser transportados para a vertente digital.