Uma distinção já aqui feita foi entre websites educativos, de e-commerce e sociais. Trabalhar estratégias de marketing digital requer adequar ferramentas específicas a diferentes tipos de websites. Uma questão recorrente é como pode um tipo específico de website – educativo – ser rentabilizado. Este post pretende responder a esta questão.

Devemos começar por identificar dois grandes tipos de rentabilização: a indireta e a direta. Na internet, é possível começar a rentabilizar um website que tem grande número de visitas através de programas de afiliados ou google adsense – onde se ganha uma parcela caso exista uma conversão. Este tipo de faturação é indireta.

Existe, no entanto, um outro tipo de faturação: a direta. Aqui, em vez de conseguir ter um rendimento através de produtos de outras pessoas, a estratégia passa por desenvolver e vender o nosso próprio infoproduto. Há que distinguir 2 tipos de infoprodutos então.

1- E-book. Um e-book é uma pequena amostra de um produto mais geral. Fazer um e-book pode ter dois objetivos: desenvolver conteúdos densos destinados a dar informação densa sobre um assunto. Neste caso o e-book funciona quase como um livro e pode ser rentabilizado seguindo uma estratégia de self-publishing. Uma segunda maneira de desenvolver um e-book passa por vê-lo como um teaser. Neste caso o objetivo é dar conteúdo de qualidade e conseguir um contato pessoal de um potencial cliente.

2- Curso Online. Requer trabalhar um conjunto de conteúdos e expô-los através de video marketing. Desenvolver este tipo de conteúdos requer, deste modo, uma capacidade de trabalhar ferramentas que vão para além da escrita e centrar o projeto da projeção visual dos conteúdos. Este tipo de infoproduto é mais valioso normalmente do que um e-book e serve para rentabilizar com maior potencial um projeto de website comunicacional.

Resumindo

Há duas maneiras de rentabilizar um website educativo: indireta e direta. O método indireto funciona através da rentabilização por terceiros. Estratégias de rentabilização através de google adsense ou de venda direta de programas de afiliados encaixam nestes sistema. O método direto exige a criação de produtos informacionais que podem ser e-books ou cursos online.